Computador: IBM ou 100% compatível, 80486 DX2 66 MHz.
Mem├│ria: 8 MB de RAM, com 5 MB de EMS livres.
Disco rígido: pelo menos 12 MB livres.
Mem├│ria convencional: pelo menos 500 KB livres.
Imagem: Placa gráfica SVGA compatível VESA e monitor SVGA.
Drive de CD-ROM: Velocidade simples ou dupla.
DOS: MS-DOS 5.0 ou posterior.
CONFIGURAÇÃO RECOMENDADA DO SISTEMA
Para os melhores resultados com EF2000, deverá ter o seguinte:
Processador Pentium ou compatível 90 MHz ou mais rápido.
16 MB de RAM com um gestor de EMS (mem├│ria expandida).
Drive de CD-ROM de quádrupla velocidade compatível com a norma MPC 2.
Disco rígido com pelo menos 5 MB de espaço livre após a instalação do jogo.
Uma placa gráfica SVGA rápida, PCI ou VESA local bus, compatível com a norma VESA.
Joystick, CH FlightStick Pro, ThrustMaster Flight Control System (FCS ou F-16), ThrustMaster Weapons Control System (WCS ou TQS).
Um Mouse compatível Microsoft.
Placa de som Sound Blaster AWE32 ou Gravis UltraSound.
CONFIGURAÇÃO VESA
Algumas placas gráficas mais recentes são compatíveis VESA SVGA ao nível do hardware. No entanto, a maior parte das placas precisa da instalação prévia de uma driver. Para o fazer, procure, no software de instalação que acompanhou o seu computador ou placa gráfica, a driver VESA. Se não conseguir, pode frequentemente encontrar drivers actualizadas nas BBSs. Em alternativa, copie o arquivo UNIVBE.EXE do CD-ROM de EF2000 para a raiz do seu disco rígido e, na linha de comando do DOS, escreva UNIVBE. Observe a mensagem que aparece no ecrã; Se tudo estiver bem, deverá poder executar EF2000; caso contrário, contacte o fabricante ou fornecedor da sua placa gráfica para obter a driver correcta, e avise a Digital Image Design.
DICAS SOBRE A MEMÓRIA
EF2000 precisa de 500 KB de memória convencional, o que poderá ser um problema nalguns sistemas. Não se esqueça de que 500 KB são na verdade 512 KB (1 KB = 1024 bytes). Para verificar quanta memória convencional tem livre, escreva MEM/C na linha de comando do DOS. A distribuição da memória nos PCs compatíveis IBM é complexa, por isso consulte, por favor, o seu manual do DOS para obter mais informações.
COMO OBTER MAIS MEMÓRIA
A forma mais fácil de obter memória para executar EF2000 é criar uma disquete de boot e usá-la para inicializar o seu computador quando quiser jogar. Certifique-se de que os seus arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT no disquete de boot contêm os drivers necessários para o seu CD-ROM e o Mouse.
Prepare um disquete formatado de 1.44 MB se quiser fazer uma disquete de boot. Verifique o seu arquivo CONFIG.SYS para se certificar de que ele tem o
P. 15
comando DOS=HIGH. Isto é muito importante, uma vez que sem ele o DOS não pode ser carregado na memória alta. Se tiver programas TSR, como drivers de Mouse, drivers de rede, etc., certifique-se de que eles são carregados na memória alta com os comandos DIVICEHIGH (no CONFIG.SYS) ou LOADHIGH (no AUTOEXEC.BAT). Consulte o manual do seu gestor de memória expandida do DOS para mais pormenores. Alguns TSRs não se carregarão na memória alta. Faça uma disquete de boot que não inclua esses programas.
ATENÇÃO: ANTES DE ALTERAR OS SEUS ARQUIVOS CONFIG.SYS E AUTOEXEC.BAT, FAÇA SEMPRE UMA CÓPIA DE SEGURANÇA PARA UM DISQUETE DE BOOT! SE ALGUMA COISA CORRER MAL, VOLTE A BOOTAR O COMPUTADOR USANDO ESSA DISQUETE E COPIE OS ARQUIVOS DE VOLTA PARA A RAÍZ DO DISCO RÍGIDO, SUBSTITUINDO OS QUE CAUSARAM OS PROBLEMAS.
O gestor de memória EMM386 incluído no MS-DOS 5.0 e posteriores deverá servir. Caso contrário, tente usar uma versão comercial de um gestor de memória, como, por exemplo, o QEMM da Quarterdeck. Estes gestores usam frequentemente menos memória convencional e melhoram as possibilidades de carregar TSRs na memória alta, para além de também fornecerem memória expandida adicional sem modificar o arquivo CONFIG.SYS. No entanto, não aceitamos qualquer responsabilidade por quaisquer problemas resultantes do uso desses programas.
Se tiver o DOS 6.0 ou posterior, use o programa optimizador de memória chamado MEMMAKER. Basta escrever MEMMAKER na linha de comando e carregar em ENTER. O MEMMAKER altera os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT para uma configuração mais eficiente. O MEMMAKER tentará carregar o máximo possível na memória alta. Não removerá TSRs que não possam ser carregados na memória alta. Se, após a execução do MEMMAKER, ainda não tiver memória convencional suficiente, deverá editar os seus arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT de forma a evitar os TSRs que não sejam indispensáveis, colocando REM no início das respectivas linhas. Veja o manual do DOS 6.0 para mais pormenores.
PARA INSTALAR EF2000
Observação: EF2000 requer a instalação de vários arquivos no seu disco rígido.
1. Coloque o CD-ROM no respectivo drive.
2. Certifique-se de que está na linha de comando para a drive de CD-ROM (geralmente escrevendo D: e carregando em ENTER).
3. Escreva INSTALL e carregue em ENTER.
4. Siga as instruções que forem aparecendo na tela.
5. Recomendamo-lhe que execute os diagnósticos para verificar se o seu hardware é totalmente compatível com o software.
6. Também recomendamos que faça a calibragem do seu Joystick.
7. Fazer uma disquete de boot também é boa ideia, porque poderá ajudar a resolver rapidamente conflitos entre o hardware e o software.
8. Uma vez terminadas a instalação e a configuração, está tudo pronto para jogar. Mude para o seu disco rígido, para o directório onde EF2000 foi instalado, e escreva EF2000.
CONFIGURAÇÃO APÓS A INSTALAÇÃO
Para mudar a configuração do hardware depois de executar o programa de instalação, mude para o directório de EF2000 e escreva CONFIG. Aparece um ecrã que lhe permite modificar toda a configuração. Uma vez feitas as alterações pretendidas, certifique-se de que carrega no botão “SAVE” antes de voltar ao DOS.